São Caetano

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

São Caetano2.png

Associação Desportiva São Caetano
Alcunhas: Azulão (Cyanocompsa brissonii)
Fundação:04/12/1989
Localização:São Caetano do Sul- SP
Competição: Campeonato Paulista A1
Presidente: Nairo Ferreira de Souza
Web: adsaocaetano.com.br

Estádio:Anacleto Campanella
Capacidade:10.000

Títulos:Copa Libertadores da América (Vice-2002), Campeonato Brasileiro Série A 2 Vice-campeonatos (2000,2001), Campeonato Paulista (2004), Campeonato Paulista Série A2 (2000), 


Associação Desportiva São Caetano é um clube brasileiro de futebol da cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo, fundado em 4 de dezembro de 1989.
Em poucos anos de história, o clube do ABC Paulista conseguiu se sagrar campeão paulista em 2004, vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Futebol (2000 e 2001) e da Copa Libertadores da América de 2002. Atualmente, a equipe disputa a primeira divisão do futebol paulista, a Série B do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.

Um grupo de pessoas ligadas há São Caetano do Sul, liderados pela família Tortorello, resolve reerguer o futebol na cidade, que já havia passado por boas fases com o São Caetano Esporte Clube (anos 30), a Associação Atlética São Bento (anos 50) e o Saad Esporte Clube (anos 70), todos ex-integrantes da elite do futebol paulista. Primeiro, o grupo utilizou o nome da Sociedade Esportiva Recreativa União Jabaquara, clube de São Caetano que atendia à principal exigência da FPF (Federação Paulista de Futebol): ter disputado campeonatos nos últimos três anos. Uma vez filiado, o nome mudou para Associação Desportiva São Caetano.


Nascia ali a carreira do São Caetano como um clube "de chegada", referendada com o 2º lugar no Campeonato Brasileiro de 2001. Em 2002 foi vice-campeão da Libertadores, perdendo para o Olímpia, do Paraguai.
Em 2004, o clube conquistou seu primeiro título de primeira divisão, o Campeonato Paulista, sob o comando de Muricy Ramalho. Outro destaque em 2004 foi a participação do São Caetano na Copa Libertadores. O time foi segundo colocado em seu grupo, passou pela repescagem e pelas oitavas-de-final até ser eliminado nas quartas-de-final pelo Boca Juniors na Argentina, após uma emocionante disputa de pênaltis.
Ainda em 2004, o São Caetano sofreu o maior golpe de sua história. Em um jogo contra o São Paulo, em 26 de outubro, o zagueiro Serginho faleceu em campo, em decorrência de uma parada cardíaca. O clube foi punido com a perda de 24 pontos na classificação terminando assim na 18º colocação.

Após quase cair para Serie C em 2011, se salvando na última rodada, o São Caetano surpreende ao realizar uma bela campanha na Serie B de 2012 quase conseguindo o acesso, terminando na 5º colocação, com a mesma pontuação de Atlético-PR e Vitória, 3º e 4º colocados respectivamente.

Anacleto Campanela - Atualmente está passando por reformas devido a Copa do Mundo FIFA de 2014. O estádio será uma das sub-sedes.

Em 2013 o clube contará em seu elenco o pentacampeão Rivaldo.




 
Epidemia Sports © 2013 | Designed by Artur Gabriel e José Aurélio.